6 de nov. de 2013

Escolhendo a caligrafia do convite de casamento

Já escolheu o tipo de letra que vai usar em seu convite de casamento? Há várias opções de caligrafia que você pode escolher, mas para isso é importante estar por dentro do que está na moda e o que é mais indicado para cada tipo de convite de casamento.



Os tipos de letras mais usados
Há inúmeros tipos de caligrafia para o convite de casamento. Hoje os principais tipos de letras usadas nos convites são a cursiva inglesa - em convites tradicionais-, a letra bastão - para convites formais ou modernos - e a letra moderna - indicada em convites irreverentes e informais. Cada tipo possui outras inúmeras versões, que dependem da criatividade e da habilidade do calígrafo que a executa.

A melhor letra para seu convite
A noiva deve escolher uma letra que combine com o modelo e o layout do convite de casamento. “O importante é se apaixonar por uma letra e ser bem orientado por um profissional”, explica Lucena, proprietário da Lucena Convites. Convites de casamento informais podem ter um design de pinceladas atiradas ao acaso, e para um convite formal, uma caligrafia com proporções iguais pode cair melhor. O correto, para se analisar a qualidade da caligrafia, é conhecer um bom profissional que utilize instrumentos corretos, como o bico-de-pena e tinta, e que tenha técnica para saber desenvolver a letra.



Detalhes que fazem a diferença
Alguns detalhes especiais fazem diferença em um convite de casamento: o perfil dos noivos, a cor da decoração da festa, o horário do casamento, a escolha entre vários modelos, tamanhos, proporções retangulares ou quadradas, cortes e dobraduras, tipo de papel, acabamentos em tipos de fitas diferentes e outros materiais, letras e distribuição do texto, o próprio texto, ilustrações, tipos de relevos, entre outros tantos itens. Enfim, tudo é um detalhe importante para fazer a diferença em um convite, para torná-lo único, especial, personalizado e exclusivo.

A escolha do papel correto
Pode-se dizer que quanto mais liso o papel, mais fácil será a execução da caligrafia no convite de casamento. Contudo, um calígrafo profissional sabe conciliar a textura do papel com um tipo especifico de bico-de-pena, tornando firme um traço mesmo em papéis com texturas. Também é preciso conhecer os tipos de tintas indicadas para cada tipo de papel. O papel, mesmo que seja liso, se receber um acabamento de brilho, pode exigir uma tinta de caligrafia que seja diferente da tinta de um papel sem brilho. O ideal é sempre conversar com o profissional.

O que está na moda
As letras caligráficas com grandes arabescos que dificultam a leitura e compreensão da escrita estão fora da moda. A letra precisa ser "clean" e elegante, seus arabescos enfeitam a letra de modo sútil, com curvas suaves apenas para realçar um acabamento, sem a inclusão de traços inúteis que dificultariam a leitura ou a tornariam pesada. Uma letra pomposamente trabalhada pode ser difícil de ler. Pense nisso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário